ACREDITAÇÃO
Este curso tem acreditação da Ordem dos Enfermeiros atribuindo 1,2 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDPs) aos formandos que o concluam com aproveitamento. Para saber mais clique aqui.
A sutura corporiza uma competência muito atrativa para Enfermeiros e Médicos, mas que ao mesmo tempo é abordada com pouco enfoque na formação base, o que cria insegurança neste profissionais em executar estas tipo de técnicas. São vários os settings de exercício profissional que convocam o profissional à realização de técnicas de sutura de feridas traumáticas, o que reforça a necessidade do domínio desta valência para uma prática clínica completa.
É nesse sentido que surge a necessidade de se colmatar esta lacuna, transformando assim a sutura num verdadeiro gesto de autonomia e crescimento profissional, através de uma formação prática, objectiva e completa com a finalidade de sustentar uma prática clínica segura e esclarecida em sutura de feridas cutâneas.
Com este curso:
- Integre uma formação teórico-prática completa criada, lecionada e direcionada para enfermeiros;
- Adquira conhecimentos que irão desmistificar uma área altamente técnica e específica;
- Inicie a sua introdução à hemodiálise, adquirindo conhecimentos que não se encontram nos Manuais da Especialidade;
- Tenha acesso a uma formação conduzida por formadores com vasta experiência na área da Nefrologia, tanto hospitalar como privada;
- Conheça a mais recente evidência científica na área.
INFORMAÇÃO
A sutura corporiza uma competência muito atrativa para Enfermeiros , mas que ao mesmo tempo é abordada com pouco enfoque na formação base, o que pode criar insegurança no profissional quando convocado a executar estas tipo de técnicas. São vários os settings de exercício profissional que convocam o Enfermeiro à realização de técnicas de sutura de feridas traumáticas, o que reforça a necessidade do domínio desta valência para uma prática clinica completa. O próprio contexto laboral de exercício das profissões da saúde, e de Enfermagem em particular, tem apresentado uma solicitação crescente desta competência aos profissionais que desempenham a sua atividade em várias áreas, nomeadamente na área das Clínicas privadas, na Enfermagem do trabalho, Cuidados de Saúde primários, entre outras.
É nesse sentido que surge a necessidade de se colmatar esta lacuna, transformando assim a sutura num verdadeiro gesto de autonomia e crescimento profissional, através de uma formação prática, objetiva e completa com a finalidade de sustentar uma prática clínica segura e esclarecida em sutura de feridas cutâneas. Por outro lado, a capacidade de decisão clínica efetuada de forma esclarecida e assente em pressupostos científicos corretos é a base da obtenção de resultados terapêuticos planeados para cada situação, assim como para a autonomia do profissional.
Este curso abordará a temática das suturas, desde os seus princípios básicos e técnicas mais comuns até às abordagens mais específicas, com uma abordagem dirigida para o estudo de casos e para resolução dos problemas mais comuns na prática clínica.
A simulação “Hands on”, efeituada numa base individual tutorizada em que cada formando tem à sua disposição um conjunto de instrumentos e materiais necessários à Sutura, é sem dúvida o atributo mais importante deste curso, podendo os seus formandos simularem com um nível de realismo elevado algumas das técnicas abordadas.
O cuidado específico da ferida cirúrgica é também uma competência fundamental, agregado ao conhecimento da sutura, no sentido da prevenção das complicações associadas a esta entidade, favorecendo um processo fisiológico de cicatrização nas condições ideias, detetando precocemente indícios de complicações e atuando perante estas no sentido de limitar o seu dano.
Por outro lado, a capacidade de decisão clínica efetuada de forma esclarecida e assente em pressupostos científicos corretos é a base da obtenção de resultados terapêuticos planeados para cada situação, assim como para a autonomia do profissional.
O próprio contexto laboral de exercício das profissões, e de Enfermagem em particular, tem apresentado uma solicitação crescente desta competência aos profissionais que desempenham a sua atividade em várias áreas, nomeadamente na área das Clínicas privadas, na Enfermagem do trabalho, Cuidados de Saúde primários, entre outras.
• Adquirir conhecimentos e competências facilitadoras da gestão correta e eficaz dos cuidados a realizar à Pessoa com ferida cirúrgica
• Cumprir os princípios fundamentais na preparação da ferida previamente à sutura
• Efetuar o procedimento de anestesia local convenientemente
• Selecionar corretamente os materiais de sutura a utilizar para cada tipo de ferida e localização
• Utilizar corretamente o instrumental cirúrgico
• Executar corretamente os tipos de pontos básicos
• Efetuar a avaliação correta da status de cicatrização da ferida cirúrgica, identificando precocemente sinais indicadores de complicações
• Planear corretamente os cuidados a prestar à ferida cirúrgica, atendendo ao seu estado de cicatrização, localização e existência ou não de complicações associadas
• Identificar os cuidados preventivos de complicações da ferida cirúrgica
• Acreditação pela Ordem dos Enfermeiros (apenas enfermeiros) – 1,2 créditos de desenvolvimento profissional (apenas Enfermeiros)
• Certificado de Formação Profissional (DGERT) com registo no SIGO
• Material de apoio ao Curso
• Princípios Básicos de Tratamento de Feridas
• Fisiologia da cicatrização
• Avaliação das Feridas e do Paciente
• Técnicas de Anestesia Local
• Materiais Usados na Sutura e Instrumental
• Princípios Básicos na Execução de Suturas
• Técnicas de Sutura mais comuns
• Simulação das Técnicas Abordadas
• Cuidados à ferida após o procedimento
• Prevenção de complicações não infeciosas
• Prevenção da infeção da ferida cirúrgica
• Gestão das complicações da ferida cirúrgica
Formadores
INFORMAÇÃO – Localização de sessões práticas
MAPA: https://g.page/hotel-ibis-porto-sao-joao
MAPA: https://g.page/hotel-ibis-coimbra-centro
MAPA: https://goo.gl/maps/eMhGvEtKzePKdPoQ6
MAPA: https://g.page/ibisfaroalgarve