Esta ação de formação foi idealizada para complementar o curso de Hemodiálise para Enfermeiros pré-existente, tendo-se verificado um aumento da curiosidade e interesse dos formandos em relação ao tema da Diálise Peritoneal.
Em 2018, segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, haviam 12227 doentes renais crónicos a realizar terapia de substituição renal e desses apenas 9% escolhiam a Diálise Peritoneal (cerca de 1100 doentes). Com a evolução do tempo e dos estudos, assiste-se a um aumento de escolha da técnica por parte dos doentes, a uma maior familiarização da técnica pelos clínicos, a um aumento dos recursos disponíveis de apoio à Diálise Peritoneal e compreende-se vez mais as vantagens associadas a este tratamento em comparação com a Hemodiálise, notando-se a escolha da técnica mesmo em contexto de cuidados intensivos/intermédios, como forma de suporte renal em alguns casos.
Surge cada vez mais a necessidade dos Enfermeiros das diferentes valências terem noções básicas sobre Diálise Peritoneal, uma vez que ela figura com mais frequência em internamentos hospitalares das mais distintas áreas e mais uma vez na Licenciatura básica de Enfermagem há muito pouca referência à mesma.
Esta ação de formação foi elaborada com base nas exigências requeridas a um Enfermeiro de Diálise Peritoneal e vai de encontro ao recente Guia de Orientação da Boas Práticas “Diálise Peritoneal: um passo para a autonomia da pessoa”, emitido pela Ordem dos Enfermeiros em 2020.